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Terapia Ocupacional e o Transtorno do Espectro Autista

O objetivo global da TO na intervenção com a criança/adolescente com TEA é ajudar a melhorar a qualidade de vida e ter mais autonomia e independência nas atividades de vida diária (AVD’s), desde sua casa até a escola.

A TO ajuda no desenvolvimento das habilidades cognitivas, físicas, sociais, sensoriais e motoras com o objetivo de melhorar a função nas atividades de vida diária. Sendo assim, permite que as pessoas se tornem mais independentes, autônomas e com uma melhor participação social.

Tanto na atuação geral do desenvolvimento infantil quanto para pessoas dentro do transtorno do espectro autista, a TO geralmente atua através de atividades lúdicas.

É comum que a pessoa com TEA tenha dificuldade em se comunicar e interagir com outras pessoas e com o ambiente, portanto suas AVD’s (autocuidado, vestir, comer, etc), habilidades motoras e sociais, seus interesses e seu brincar podem estar limitados. A TO auxilia a pessoa com autismo a desenvolver tais habilidades em casa, na escola e em outros ambientes.

No TEA é comum que a pessoa apresente um distúrbio de integração sensorial, no qual a mesma pode apresentar dificuldade em lidar com texturas diferentes, sons altos, multidão, movimentos, abraços e toques no geral, entre outros. Para isso a TO atua através do método de Integração Sensorial para que a criança consiga se organizar para dar uma resposta apropriada de acordo com o estímulo recebido.

O terapeuta ocupacional começará avaliando o nível atual de habilidade da pessoa. A avaliação analisa várias áreas, incluindo como a pessoa: aprende; cuida de si; interage com o ambiente.

A avaliação também ajuda a identificar os obstáculos que impedem o paciente de participar de qualquer atividade cotidiana típica. Com base nessa avaliação, o terapeuta cria metas e estratégias que permitirão que a pessoa trabalhe em habilidades essenciais. Alguns exemplos de objetivos comuns incluem:

  • Banho;
  • Alimentação;
  • Higiene oral;
  • Higiene íntima;
  • Vestuário;
  • Habilidades motoras finas como escrever, colorir e cortar com uma tesoura;
  • Interação social;
  • Brincar com função e apropriado para a idade;
  • Entre outros

A terapia ocupacional geralmente envolve sessões de cinquenta minutos. O número de sessões por semana é baseado nas necessidades individuais de cada paciente.

Fontes:
https://www.autismspeaks.org
https://www.webmd.com

 

Como a terapia ocupacional é útil para a avaliação do TEA?

O terapeuta ocupacional observa a criança para avaliar as tarefas diárias de acordo com sua idade (por exemplo: atividades de autocuidado; brincar; jogar um jogo). Os pais são solicitados a observar durante o dia para ver como a criança interage com o ambiente e preencher o Perfil Sensorial. O terapeuta pode, também, visitar a escola e a casa para observar essa interação para que possa avaliar melhor o tipo de cuidado que a criança precisa.