O terapeuta ocupacional ajuda crianças com TDAH a melhorar certas habilidades, tais como:
Através de informações dos pais, dos professores e de observações durante a terapia, o TO realiza uma avaliação na qual irá verificar como o TDAH afeta as atividades da criança, por exemplo: em atividades da escola; na vida social; em casa. Com tais informações é possível traçar um plano terapêutico para estimular e desenvolver habilidades para auxiliar a criança a lidar com suas dificuldades.
Os estímulos podem ser oferecidos através de atividades, como:
O terapeuta ocupacional também avaliar se a criança apresenta um distúrbio de integração sensorial.
Crianças com TDAH às vezes têm mais dificuldades do que seus pares processando visões, sons, cheiros e outros.
A maioria das pessoas pode filtrar as luzes e/ou os sons de uma sirene de um carro de bombeiros ou o som de um vaso sanitário com descarga. Mas para algumas crianças com TDAH, essas visões e sons dominam seus sentidos. Algumas crianças com distúrbio de integração sensorial se afastam de um espaço com excesso de estímulos. Outros anseiam ainda mais.
Terapeutas ocupacionais usam uma técnica chamada terapia de integração sensorial para ajudar crianças com TDAH que têm transtorno de processamento sensorial. Nesta técnica, o terapeuta ajuda a reorganizar o sistema sensorial da criança, usando:
Especialistas relatam que a terapia ocupacional ajuda no tratamento das alterações do DNPM, coordenação motora global e organização, que as crianças com TDAH costumam ter.
Fontes:
https://www.webmd.com
https://occupationaltherapyforchildren.over-blog.com
https://www.additudemag.com