×

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional (TO) é uma profissão da área da saúde que promove prevenção, tratamento, estimulação e reabilitação de indivíduos com alterações do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas.

A intervenção ocorre através do uso de atividades, visando a maior autonomia, independência e participação do sujeito em seu cotidiano.

Os terapeutas ocupacionais estudam o crescimento, desenvolvimento humano e a interação das pessoas com o meio ambiente por meio das atividades de vida diária (AVD’s). Através desse conhecimento a terapia ocupacional ajuda a promover habilidades para uma vida com maior independência e autonomia em pessoas com alterações do DNPM.

A Terapia Ocupacional na infância tem como principais focos as: AVD’s; atividades relacionadas à escola; o brincar; a motricidade fina e global; e os aspectos sensoriais. A criança aprende e se desenvolve através do brincar e da interação com o meio. Portanto, o brincar é o principal recurso utilizado durante a terapia.

A TO tem como objetivos: estimular o DNPM; as habilidades sociais; coordenação motora global; desenvolvimento cognitivo; promover a independência e autonomia; desenvolver o estabelecimento de rotina; desenvolver autonomia e independência nas atividades cotidianas; estimulação sensorial; integração sensorial; entre outros.

Processo de Intervenção de Terapia Ocupacional

A intervenção da terapia ocupacional é realizado através de 4 etapas: Avaliação; Objetivos e Plano Terapêutico; Intervenção; Resultados.

A avaliação é realizada por meio de avaliações formais e informais, entrevista com os pais e observação da interação da criança com o meio, assim como o modo de brincar e de agir/reagir em diversas situações.

Os objetivos e plano terapêutico são traçados após a análise da avaliação. São consideradas as queixas principais dos familiares, as observações do terapeuta ocupacional e os escores das avaliações realizadas.

A intervenção, com prática baseada em evidência, ocorre através de atendimentos individualizados, orientações aos familiares e à escola, sempre que necessário, e reuniões multidisciplinares com outros profissionais que atendem a criança.

Os resultados visam melhorar a função, maior qualidade de vida, independência e autonomia para o paciente em seu cotidiano. De seis em seis meses é realizado uma reavaliação e os objetivos são revisados (caso o paciente alcance os objetivos antes desse período, a reavaliação é feita antes).

http://www.wiu.edu/ProviderConnections
/pdf/Role%20of%20OT.pdf

Atuação do Terapeuta Ocupacional

Profissionais de terapia ocupacional trabalham em uma variedade de configurações, incluindo hospitais, clínicas, centros dia, programas de atendimento domiciliar, centros comunitários, instalações de cuidados de saúde (como NASF, CAPS, etc), escolas e iniciativa privada.
Muitos terapeutas ocupacionais trabalham em consultório particular e como educadores e consultores.